Essas lampadas usam uma tecnologia que é composta por diodos emissores de luz, os mesmos que iluminam telas de computadores e de TVs de última geração. Lâmpadas assim consomem menos energia, esquentam menos e duram muito mais. Uma incandescente tradicional necessita de 40W de potência e dura até mil horas. Uma equivalente de LED proporciona a mesma luminosidade com até 10W de consumo e uma vida útil trinta vezes mais longa. E as lâmpadas de LED podem emitir luz branca ou colorida, em diversas combinações.
O que faz com que o LED seja mais econômico do que uma lâmpada incandescente ou fluorescente é que em uma lâmpada incandescente comum, menos de 10% da energia que passa por ela é transformada em luz. Os outros 90% de eletricidade são perdidos na forma de calor, por isso uma lâmpada desse gênero esquenta tanto quando fica acessa por muito tempo.
Já pensando na economia de energia, surgiram as lâmpadas fluorescentes, que usam bem menos energia do que as sucessoras, mas possuem mercúrio em sua composição. Por isso, o LED surgiu como uma alternativa razoável.
As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as comuns pois produzem a mesma quantidade de luz (ou lúmem, para ser mais correto) utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.
Enquanto uma lâmpada incandescente gasta certa de 60 W para produzir uma determinada quantia de lúmem, um conjunto de LED precisa de apenas 20 W. Outra grande vantagem das lâmpadas de LED é que elas são muito mais resistentes do que as incandescentes e fluorescentes.
Embora as vantagens sejam bem chamativas, o preço com o qual os conjuntos de LED são comercializados ainda é muito mais elevado do que o esperado pelo consumidor.
O formato é semelhante à tradicional lâmpada incandescente de 40W, mas os modelos de LED equivalentes oferecem o mesmo fluxo de luz com menor consumo de energia. |
Lighting designers contam agora com opções LED para substituir as lâmpadas dicroicas halógenas, usadas em projetos pontuais de iluminação. |