Curta nossa pagina no Facebook

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pisos Drenantes - Calçadas ecologicamente corretas

Calçada Viva, projetada pelo arquiteto Benedito Abbud, com piso drenante.
As calçadas desenvolvem um papel importante na circulação de pessoas dentro de uma sociedade. O fato de serem construídas em grande parte com materiais impermeáveis, como o concreto, dificulta a drenagem de água pelo solo, causando, entre outros problemas, as enchentes tão comuns nas grandes cidades, devido à dificuldade de escoamento.
Nas calcadas ecológicas, os revestimentos impermeáveis (como o asfalto, cerâmica, rochas ou concreto) são substituídos por sistemas drenantes revestidos com materiais porosos (placas ou concreto poroso) ou com juntas de assentamento que permitam a percolação de água (pavimento intertravado permeável).

Tipos de piso

O arquiteto Benedito Abbud indica dois tipos de piso, ideais para as calçadas ecológicas:

- Piso drenante – se esse piso feito com fibra de coco e concreto fosse adotado em todas as calçadas da cidade de São Paulo, drenaria o equivalente a 120 piscinões da Praça Charles Miller (Pacaembu), com capacidade de 75.000 m³.

- Piso intertravado com borracha – esse piso, feito com borracha reciclada de pneu, é ecológico e oferece baixo impacto para caminhadas e corridas.


 O custo do produto fica em média R$ 30,00/m2, quase o mesmo que o do piso intertravado (R$ 20,00/m2).


fonte:http://www.revistaconstrucaoenegocios.com.br/materias.php?FhIdMateria=126